Trump é o líder de um culto

Acabo de ler no New York Times que o líder da Câmara de Deputados dos Estados Unidos, Mike Johnson, vai decretar “férias parlamentares” amanhã, quarta-feira, dia 23 de julho de 2025.

Não há qualquer surpresa na medida. Alguns poderão dizer que Mike Johnson, um líder cristão conservador, que nega a Evolução das Espécies, há anos defende a implantação de preces nas escolas e é contra a separação entre Estado e Igreja, é mais um político submisso à vocacão imperial de Donald Trump.

Na verdade, é mais do que uma vocação imperial. Mike Johnson é o representante de um culto de personalidade. A personalidade é Trump. O culto tem o nome de MAGA, o movimento do “Make America Great Again”.

Para os seguidores do MAGA, Donald Trump não pode fazer nada errado. O exemplo mais recente é o que vem acontecendo com relacão ao escândalo envolvendo o financista Jeffrey Epstein, um pedófilo amigo de Donald Trump que supostamente se suicidou na prisão em 2019. Há uma reportagem do Wall Street Journal, diário conservador, trazendo à tona uma carta endereçada a Epstein por Donald Trump e revelando a estreiteza dos laços entre os dois, além de fotos, vídeos, viagens no avião particular do financista, etc.

Inicialmente o MAGA se indignou com o fato de que Donald Trump vetou a divulgacão da famosa “lista de clientes” de Jeffrey Epstein, depois de passar anos dizendo que ela existia e envolvia políticos democratas, como Bill Clinton.

A Procuradora Geral da República do governo Trump, Pam Bondi, disse que estava com a lista “em minha mesa”. De repente, nada.

O MAGA explodiu de indignação. Mas agora, aos poucos, depois que seu líder Trump praticamente declarou “esqueçam tudo o que eu disse”, vai começando a se comportar como os prosélitos de um culto sempre se comportam: baixam a cabeça e fazem tudo o que o seu líder mandar.

Os Estados Unidos têm uma longa tradição de cultos a personalidades, algumas delas doentias, como o pastor Jim Jones, que levou mais de 900 seguidores a um suicídio coletivo, e Charles Manson, da famosa “Manson Family’, que se proclamava uma reincarnacão de Jesus Cristo e liderou seus “féis” em uma campanha de assassinatos.

Agora “férias parlamentares” aparecem para ajudar o líder do culto chamado MAGA a enganar os seus fiéis.

Anterior
Anterior

Trump is the leader of a Cult

Próximo
Próximo

Bobby Moore and the strange episode of the bracelet